terça-feira, junho 07, 2005

PUROS e as zonas tabaqueiras

Muitos paises têm tentado cultivar tabaco, mas, as condições especificas de um clima propicio, não se podem reproduzir em laboratório.
Sem dúvida, as culturas obtidas em Cuba, Indonésia, Brasil e na Républica Dominicana são as mais apreciadas do Mundo. mas, existem situações de solos e climas em outros lugares que permitem o desenvolvimento de excelentes qualidades de tabaco.
Pessoalmente, agrada-me, além do tabaco cubano e Dominicano, o tabaco proveniente da Nicarágua.
Também, outros Paises são excelentes produtores, mencionando, por exemplo, as Honduras, as ilhas Canárias em Espanha, os Açores, em Portugal, a Argentina, entre outros.
A dedicação de profissionais de todo o Mundo, tem melhorado o rendimento e a variedade das melhores variedades tabaqueiras.
Asn distinções entre as variedades que se geram tem basicamente a haver, com o lugar de origem da semente, sua adaptação ao solo e clima e mais radicalmente, com o tratamento que recebe a folha durante a fermentação.
O tabaco apto para elaborar PUROS de qualidade, deve secar ao ar ou em camaras de humidade e temperaturas controladas.
Outras variedades, podem secar ao sol, mas, em todos os casos, a folha deve ser fermentada.
A fermentação, marca o nivel de acidez do tabaco e a diferença de grau, é fundamental, na hora de determinar a qualidade do tabaco.
Por exemplo, um tabaco «ligeiro» deve receber maior fermentação que um «volado».
O processo de fermentação da folha, faz com que se perca a maior parte da nicotina.
Para qualquer informação adicional:
viriatovitch@hotmail.com